Na vida de Maria nem tudo foram flores, mas ela soube colher o melhor da vida.
Este livro é uma autobiografia de Maria Dantas dos Santos, cozinheira, nordestina, que ainda criança saiu do sertão da Bahia rumo a São Paulo em busca de um meio de vida em que pudesse comer e prosperar. Conviveu com a seca, quase morreu de fome e viu os irmãos morrerem por falta de alimento, até que completou 12 anos de idade, quando, com a cara e a coragem, partiu sozinha para São Paulo, onde permanece até hoje.
Neste livro ela é a personagem e conta suas histórias, umas extremamente dramáticas, outras bem humoradas e engraçadas, as quais viveu sem nunca deixar de sonhar, nem mesmo quando a fome era extrema.
Com clareza e coragem surpreendentes e com sua intuição ela focou mais na esperança do que nas dificuldades. É comovente imaginá-la criança subindo em uma árvore para cantar e assim sentir alegria e espantar a fome. E ainda, no topo dessa árvore conversar com Deus e pedir o que mais lhe faltava: comida.
No decorrer das histórias, Maria vai deixando lições que desafiam as regras de que sucesso profissional e realização financeira dependem da profissão ou do currículo. Ela encontrou formas de progredir na profissão que combinaram com suas melhores habilidades. Assim, como copeira e depois cozinheira, acolhendo os colegas como uma mãe, Maria concretizou seus principais sonhos. Desde comprar a casa própria, carro, até viagens internacionais deslumbrantes.
Lançado em abril de 2022, pela Semeador de Livros, sua noite de autógrafos foi super concorrida e contou com música e o melhor da comida baiana, bem ao seu estilo.
Na Semeador de Livros colaboramos junto com a autora desde o roteiro, escrita, revisão, desenvolvendo a coordenação editorial, projeto gráfico, diagramação e acompanhamento da impressão.
Profissionais que colaboraram neste livro: @cidavergueiro, @inesvergueiro, @thoninho112