Já imaginou se houvesse um meio de aproveitar as experiências dos idosos para ampliar a visão das crianças, e ao mesmo tempo estimular a atenção, a memória e a saúde dos idosos?
Isso existe e funciona muito bem.
O Instituto História Viva desenvolveu um projeto chamado História Viva Ouvir e Contar que tem como objetivo principal aproximar crianças e idosos fragilizados por meio da contação de histórias.
O projeto consiste em resgatar e registrar as histórias de vida dos idosos que vivem em centros de convivência, transformando-as em contos de fadas que, através da contação de histórias, são apresentados às crianças em situação de fragilidade, em hospitais ou casas lares.
Após a contação das histórias, as crianças fazem um desenho, poesia ou música sobre o tema, e o resultado é apresentado ao idoso autor da história.
Essa ação acaba se tornando uma ponte entre as gerações; faz com que o idoso se sinta valorizado ao ver sua história de vida sobre o olhar da criança, fazendo um reconhecimento sobre si mesmo; enquanto que as crianças aprendem valores, adquirem respeito pela sabedoria, valorizam a tradição.
O projeto deu tão certo que já rendeu um livro infantil. Projetos assim merecem ser conhecidos e divulgados.
Veja mais sobre esse projeto no site do instituto – http://historiaviva.org.br/site/projetos/historia-viva-ouvir-e-contar